APRENDA COMO NÃO SER CAMPEÃO EM 3 SIMPLES PASSOS.

Assim começo meu post sobre o meu campeonato Gaúcho.
Antes de prosseguir já quero adiantar que em momento nenhum quero tirar o crédito aos vencedores e demais pilotos, esta é tão somente a minha visão do campeonato e aquilo que eu imaginei dele.
Acompanhem comigo na TRILOGIA DO VICE como conseguir deixar escapar toda e qualquer chance de ser campeão e isso vale para qualquer campeonato!
Alguns dizem que eu sou "duro demais" ou que " não é bem assim, andou bem, andou forte...bla bla bla" até pode ser verdade, mas como sempre me diz meu amigo Luciano Aquino, o que vale é o resultado final, e esse não foi o que busquei. O Vice e o erro cometido em cada uma das etapas me servem sim, servem para mostrar que tenho no meu ponto de vista algum potencial para andar rápido e principalmente mostram que tenho ainda um longo caminho a ser percorrido para saber e entender as várias situações que uma corrida pode proporcionar. O Nonô por vezes brinca comigo que deveríamos fazer uma corrida de 7 minutos, pq depois disso meu "pack" acaba e já era. Esses detalhes que todos vêem me fizeram repensar a maneira de pilotar e que estratégia usar para chegar em um objetivo definido. É preciso deixar claro e isso tenho pra mim muito claro que apesar do pouco tempo de experiência ( quase 2 anos andando ) eu tenho em minhas mãos o fruto de muitos anos de trabalho, um carro pronto...só esperando um piloto a altura. Reconheço que muitos passos que são necessários para o aprendizado eu pulei...aprender a mexer no carro, saber fuçar aqui e ali..eu , não sei! consigo entender o que cada coisa faz e o que talvez possa ajudar a melhorar o carro, mas meter a mão na massa...ai é mais complicado pra mim que desde o início da "carreira" de 1:10 tive como parceiro para ajustar meu carro o Luciano Aquino e o Eduardo Dulac, que sempre me ajudaram para deixar o carro pronto e nos trinques. Em parte isso pode ter me prejudicado para aprender a mexer no carro, mas por outro lado me deixou livre para trabalhar na parte mais necessária que é a pilotagem! hoje acompanhando a minha "evolução" como piloto já noto que meu carro é praticamente o mesmo que o Dulac usa, e aquele tempo que até alguns meses atrás era de 1 segundo, 1 segundo e meio baixou pra meio segundo...
Sou privilegiado por ter como parâmetro o Dulac, que é se não o mais rápido e melhor piloto de 1:10 que temos aqui, um dos melhores...e em matéria de acerto de carro , pra mim é de longe o que mais consegue chegar a um bom resultado para qualquer piloto em qualquer pista.
Dito isso, vamos voltar ao tópico. hora das Cag@#$%$# !
PRIMEIRO PASSO
primeira etapa, junho de 2011, carro ajustado...piloto treinado, tudo certo. VAMOS PRA PISTA.
Infelizmente nessa prova a tensão era tanta que esqueci de filmar...mas vamos aos fatos. Depois de fazer a pole no sábado eu liderava a prova no domingo, com 1 volta e alguma coisa em cima do segundo colocado Luciano... prova na mão, administrando conforme instruções recebidas antes da prova ( se ficar em primeiro já começa a economizar pq são 45 minutos. ) E assim foi, ao assumir a frente depois de uma largada ruim comecei a administrar, 20 minutos de prova e tudo certo até que ao sair da curva da ferradura de tão na mão que o carro tava eu achei um buraco na pista que fica no lado de fora da linha branca interna da curva, resultado, manga dianteira esquerda solta. Me arrasto aos boxes, dudu rapidamente coloca a manga no lugar e eu volto pra pista, já sem vantagem nenhuma.... alguns minutos depois eu NA MESMA CURVA, acerto O MESMO BURACO e cai a manga novamente... vou eu ao box perdendo mais 1 ou 2 voltas... dudu recoloca, volto pra pista todo molhado pq a mijada que tomei foi feia! Até então eu não entendia o que tinha acontecido, achava que a peça estava com folga e com tanta "pressão" saindo forte na curva estava soltando. Ledo engano, alguns minutos mais tarde pela TERCEIRA VEZ eu finalmente descobri da pior maneira o que estava acontecendo. ACERTEI NOVAMENTE O MESMO BURACO! dessa vez alem de cair a manga o braço da direção caiu novamente. fiquei em 4° subindo pra terceiro depois que o Luciano ( vencedor da prova ) foi desclassificado por causa da corda da asa. Iniciava ai o "HOW TO" para ser vice.
SEGUNDO PASSO
segunda etapa, agosto 2011, mesma pista, mesmo sentido...piloto ressabiado. Sem Dulac junto. VAMOS PRA PISTA
Nesta etapa, depois de ser desclassificado na primeira etapa o piloto Luciano Aquino ( focado no Brasileiro ) resolveu não correr e dar assistência ao seu piloto Marcos de Carli para chegar ao objetivo que era ser campeão gaúcho Light, o que de fato aconteceu.
Não tendo o "chefe" comigo para me auxiliar no que eu e a Dami não conseguíssemos resolver, fui obrigado a pedir ajuda a equipe LGA ( eu brinco que sou um "prostituto do R/C" que quando um tá eu vou pra um lado, quando não tá eu vou pra outro hehehe ).
Nessa prova foi o que me salvou, a ajuda da LGA pq eu e minha esposa ( que esta começando no esporte ) não teríamos agilidade nem conhecimento nem ferramentas para resolver o que foi resolvido tão rápido.
Mais uma vez, no sábado fiz a pole e no domingo liderava com praticamente 2 voltas a frente do Evandro Rocchi, e em um descuido/lapso/incompetência minha consegui bater o carro na saída do box. não fosse a ajuda do Luciano, Flavia e da minha mecânica Damiane eu não teria conseguido voltar pra pista. Nessa etapa especificamente eu contei com um pouco de sorte, pois depois de tudo isso eu fiquei 5 voltas atrás do Evandro...e que alguns minutos depois teve uma correia rebentada que levou ao box e que somado a isso queimou uma vela enquanto tentava fazer o carro pegar, consegui enfim terminar em primeiro.
Na classificação fiquei 1 ponto atrás do Evandro deixando a decisão para a última etapa.
TERCEIRO PASSO
terceira etapa, setembro 2011, pista nova, cidade nova, piloto focado, toda a trupi reunida. VAMOS PRA PISTA!
Não sabia o que esperar da pista, poucos vídeos, muitos comentários...nenhuma conclusão. A única coisa que eu sabia é que o Evandro não tinha perdido nenhuma prova desde a inauguração da pista e que tinha o record da pista até o momento. demorei um pouco pra me adaptar a pista, segundo o "chefe" cheguei na pista com a pilotagem do conesul, que não era adequada para aquela pista, mais curta, mais rápida e muito mais técnica. Para minha felicidade e surpresa durante a manhã eu já andava no mesmo embalo do Evandro que já tinha baixado o tempo do record oficial.
Novamente no sábado fiz a pole e estava confiante para o domingo, a pista é realmente muito boa de pilotar prazerosa e desafiadora, nao no sentido de traçado que é relativamente fácil, mas sim no sentido de tirar tempo, baixar, melhorar a cada volta. As vezes as pistas ditas "fáceis" são as mais disputadas, pq todos conseguem andar nela mas pra baixar tempo só os que decifram cada centímetro das curvas fáceis para conseguir tirar delas o melhor.
Domingo de corrida, sol, calor...tudo preparado, tudo certo. Mulher , filha, cachorro...todo mundo junto curtindo uma hospitalidade ímpar dos nossos amigos de Sto Augusto. Somos poucos mas fiéis competidores e pra nós aquela pista com 4 carros é o mesmo que uma final de Brasileiro. Pelo menos pra mim é assim, eu sou tão competitivo que as vezes quero andar mais rápido que eu mesmo...e talvez ai esteja o grande problema a ser resolvido.
Warm-up...segundo volta , pneu alto cabeça e dedos "frios", uma entrada errada na única curva capaz de quebrar carro. pronto, ali estava acabada a minha corrida.
vejam o video.
Por um descuido, falta de atenção ou mesmo como disse o Dulac ( otimismo ) não vimos que o parafuso do braço superior da roda em questão tinha "arregaçado" o buraco que mais tarde na corrida iria se pronunciar.
Antes da corrida, como em todas em que me acompanha, o "chefe" sentou ao meu lado e foi digitando as diretrizes pra gravar na minha memória... "não faz isso, não faz aquilo...faz aquele outro..." junto disso a minha "chefa" também aproveitou para me dar um apoio e relembrar das cag#$#%#$%# passadas para não repetir.
Tudo certo, vamos pra largada.
Esperava uma largada forte do Evandro que saia em segundo, e já estava preparado para defender a posição na primeira curva, o que acabou não acontecendo... seguindo instruções do "chefe" segui na minha tocada sem forçar muito...algumas voltas depois recebi um toque do Evandro em uma tentativa de ultrapassagem que resultou no stop and go dele. Dai pra frente com uma vantagem grande, comecei a administrar ainda mais tentando fazer voltas seguras e sem esfregar muito os pneus...até que.....SE FOI O BOI COM A CORDA!
Aquele parafuso que tinha esgaçado no warmup pediu demissão, ejetou 2x me deixando com tração em 3 rodas. vejam abaixo o vídeo dessa parte.
Depois disso, 20 voltas atrás não tinha mais o que ser feito, mesmo assim seguimos a risca a filosofia da equipe "nunca desistir de uma corrida ". Remontamos o carro e voltamos pra pista, mais relaxados e tranquilos...acelerando forte pra virar tempo, mas sem aquela pressão do campeonato em cima. terminei na quarta colocação na prova mas ainda assim em segundo no campeonato.
Vendo isso tudo assim, percebo que tentei ser mais rápido que eu mesmo e acabei perdendo pra mim mesmo!
Ano que vem vamos de novo, novos desafios novos rumos e novos objetivos. Quem sabe o chefe me deixa disputar o Brasileiro?! ...quem sabe?

Assim começo meu post sobre o meu campeonato Gaúcho.
Antes de prosseguir já quero adiantar que em momento nenhum quero tirar o crédito aos vencedores e demais pilotos, esta é tão somente a minha visão do campeonato e aquilo que eu imaginei dele.
Acompanhem comigo na TRILOGIA DO VICE como conseguir deixar escapar toda e qualquer chance de ser campeão e isso vale para qualquer campeonato!
Alguns dizem que eu sou "duro demais" ou que " não é bem assim, andou bem, andou forte...bla bla bla" até pode ser verdade, mas como sempre me diz meu amigo Luciano Aquino, o que vale é o resultado final, e esse não foi o que busquei. O Vice e o erro cometido em cada uma das etapas me servem sim, servem para mostrar que tenho no meu ponto de vista algum potencial para andar rápido e principalmente mostram que tenho ainda um longo caminho a ser percorrido para saber e entender as várias situações que uma corrida pode proporcionar. O Nonô por vezes brinca comigo que deveríamos fazer uma corrida de 7 minutos, pq depois disso meu "pack" acaba e já era. Esses detalhes que todos vêem me fizeram repensar a maneira de pilotar e que estratégia usar para chegar em um objetivo definido. É preciso deixar claro e isso tenho pra mim muito claro que apesar do pouco tempo de experiência ( quase 2 anos andando ) eu tenho em minhas mãos o fruto de muitos anos de trabalho, um carro pronto...só esperando um piloto a altura. Reconheço que muitos passos que são necessários para o aprendizado eu pulei...aprender a mexer no carro, saber fuçar aqui e ali..eu , não sei! consigo entender o que cada coisa faz e o que talvez possa ajudar a melhorar o carro, mas meter a mão na massa...ai é mais complicado pra mim que desde o início da "carreira" de 1:10 tive como parceiro para ajustar meu carro o Luciano Aquino e o Eduardo Dulac, que sempre me ajudaram para deixar o carro pronto e nos trinques. Em parte isso pode ter me prejudicado para aprender a mexer no carro, mas por outro lado me deixou livre para trabalhar na parte mais necessária que é a pilotagem! hoje acompanhando a minha "evolução" como piloto já noto que meu carro é praticamente o mesmo que o Dulac usa, e aquele tempo que até alguns meses atrás era de 1 segundo, 1 segundo e meio baixou pra meio segundo...
Sou privilegiado por ter como parâmetro o Dulac, que é se não o mais rápido e melhor piloto de 1:10 que temos aqui, um dos melhores...e em matéria de acerto de carro , pra mim é de longe o que mais consegue chegar a um bom resultado para qualquer piloto em qualquer pista.
Dito isso, vamos voltar ao tópico. hora das Cag@#$%$# !
PRIMEIRO PASSO
primeira etapa, junho de 2011, carro ajustado...piloto treinado, tudo certo. VAMOS PRA PISTA.
Infelizmente nessa prova a tensão era tanta que esqueci de filmar...mas vamos aos fatos. Depois de fazer a pole no sábado eu liderava a prova no domingo, com 1 volta e alguma coisa em cima do segundo colocado Luciano... prova na mão, administrando conforme instruções recebidas antes da prova ( se ficar em primeiro já começa a economizar pq são 45 minutos. ) E assim foi, ao assumir a frente depois de uma largada ruim comecei a administrar, 20 minutos de prova e tudo certo até que ao sair da curva da ferradura de tão na mão que o carro tava eu achei um buraco na pista que fica no lado de fora da linha branca interna da curva, resultado, manga dianteira esquerda solta. Me arrasto aos boxes, dudu rapidamente coloca a manga no lugar e eu volto pra pista, já sem vantagem nenhuma.... alguns minutos depois eu NA MESMA CURVA, acerto O MESMO BURACO e cai a manga novamente... vou eu ao box perdendo mais 1 ou 2 voltas... dudu recoloca, volto pra pista todo molhado pq a mijada que tomei foi feia! Até então eu não entendia o que tinha acontecido, achava que a peça estava com folga e com tanta "pressão" saindo forte na curva estava soltando. Ledo engano, alguns minutos mais tarde pela TERCEIRA VEZ eu finalmente descobri da pior maneira o que estava acontecendo. ACERTEI NOVAMENTE O MESMO BURACO! dessa vez alem de cair a manga o braço da direção caiu novamente. fiquei em 4° subindo pra terceiro depois que o Luciano ( vencedor da prova ) foi desclassificado por causa da corda da asa. Iniciava ai o "HOW TO" para ser vice.
SEGUNDO PASSO
segunda etapa, agosto 2011, mesma pista, mesmo sentido...piloto ressabiado. Sem Dulac junto. VAMOS PRA PISTA
Nesta etapa, depois de ser desclassificado na primeira etapa o piloto Luciano Aquino ( focado no Brasileiro ) resolveu não correr e dar assistência ao seu piloto Marcos de Carli para chegar ao objetivo que era ser campeão gaúcho Light, o que de fato aconteceu.
Não tendo o "chefe" comigo para me auxiliar no que eu e a Dami não conseguíssemos resolver, fui obrigado a pedir ajuda a equipe LGA ( eu brinco que sou um "prostituto do R/C" que quando um tá eu vou pra um lado, quando não tá eu vou pra outro hehehe ).
Nessa prova foi o que me salvou, a ajuda da LGA pq eu e minha esposa ( que esta começando no esporte ) não teríamos agilidade nem conhecimento nem ferramentas para resolver o que foi resolvido tão rápido.
Mais uma vez, no sábado fiz a pole e no domingo liderava com praticamente 2 voltas a frente do Evandro Rocchi, e em um descuido/lapso/incompetência minha consegui bater o carro na saída do box. não fosse a ajuda do Luciano, Flavia e da minha mecânica Damiane eu não teria conseguido voltar pra pista. Nessa etapa especificamente eu contei com um pouco de sorte, pois depois de tudo isso eu fiquei 5 voltas atrás do Evandro...e que alguns minutos depois teve uma correia rebentada que levou ao box e que somado a isso queimou uma vela enquanto tentava fazer o carro pegar, consegui enfim terminar em primeiro.
Na classificação fiquei 1 ponto atrás do Evandro deixando a decisão para a última etapa.
TERCEIRO PASSO
terceira etapa, setembro 2011, pista nova, cidade nova, piloto focado, toda a trupi reunida. VAMOS PRA PISTA!
Não sabia o que esperar da pista, poucos vídeos, muitos comentários...nenhuma conclusão. A única coisa que eu sabia é que o Evandro não tinha perdido nenhuma prova desde a inauguração da pista e que tinha o record da pista até o momento. demorei um pouco pra me adaptar a pista, segundo o "chefe" cheguei na pista com a pilotagem do conesul, que não era adequada para aquela pista, mais curta, mais rápida e muito mais técnica. Para minha felicidade e surpresa durante a manhã eu já andava no mesmo embalo do Evandro que já tinha baixado o tempo do record oficial.
Novamente no sábado fiz a pole e estava confiante para o domingo, a pista é realmente muito boa de pilotar prazerosa e desafiadora, nao no sentido de traçado que é relativamente fácil, mas sim no sentido de tirar tempo, baixar, melhorar a cada volta. As vezes as pistas ditas "fáceis" são as mais disputadas, pq todos conseguem andar nela mas pra baixar tempo só os que decifram cada centímetro das curvas fáceis para conseguir tirar delas o melhor.
Domingo de corrida, sol, calor...tudo preparado, tudo certo. Mulher , filha, cachorro...todo mundo junto curtindo uma hospitalidade ímpar dos nossos amigos de Sto Augusto. Somos poucos mas fiéis competidores e pra nós aquela pista com 4 carros é o mesmo que uma final de Brasileiro. Pelo menos pra mim é assim, eu sou tão competitivo que as vezes quero andar mais rápido que eu mesmo...e talvez ai esteja o grande problema a ser resolvido.
Warm-up...segundo volta , pneu alto cabeça e dedos "frios", uma entrada errada na única curva capaz de quebrar carro. pronto, ali estava acabada a minha corrida.
vejam o video.
Por um descuido, falta de atenção ou mesmo como disse o Dulac ( otimismo ) não vimos que o parafuso do braço superior da roda em questão tinha "arregaçado" o buraco que mais tarde na corrida iria se pronunciar.
Antes da corrida, como em todas em que me acompanha, o "chefe" sentou ao meu lado e foi digitando as diretrizes pra gravar na minha memória... "não faz isso, não faz aquilo...faz aquele outro..." junto disso a minha "chefa" também aproveitou para me dar um apoio e relembrar das cag#$#%#$%# passadas para não repetir.
Tudo certo, vamos pra largada.
Esperava uma largada forte do Evandro que saia em segundo, e já estava preparado para defender a posição na primeira curva, o que acabou não acontecendo... seguindo instruções do "chefe" segui na minha tocada sem forçar muito...algumas voltas depois recebi um toque do Evandro em uma tentativa de ultrapassagem que resultou no stop and go dele. Dai pra frente com uma vantagem grande, comecei a administrar ainda mais tentando fazer voltas seguras e sem esfregar muito os pneus...até que.....SE FOI O BOI COM A CORDA!
Aquele parafuso que tinha esgaçado no warmup pediu demissão, ejetou 2x me deixando com tração em 3 rodas. vejam abaixo o vídeo dessa parte.
Depois disso, 20 voltas atrás não tinha mais o que ser feito, mesmo assim seguimos a risca a filosofia da equipe "nunca desistir de uma corrida ". Remontamos o carro e voltamos pra pista, mais relaxados e tranquilos...acelerando forte pra virar tempo, mas sem aquela pressão do campeonato em cima. terminei na quarta colocação na prova mas ainda assim em segundo no campeonato.
Vendo isso tudo assim, percebo que tentei ser mais rápido que eu mesmo e acabei perdendo pra mim mesmo!
Ano que vem vamos de novo, novos desafios novos rumos e novos objetivos. Quem sabe o chefe me deixa disputar o Brasileiro?! ...quem sabe?